A Tecnologia da Informação a Favor da Gestão Educacional

Inserida na dinâmica de uma instituição de educação, a informação é o elemento necessário que possibilita a tomada de decisões, permite conhecer os custos, o grau de eficácia dos processos internos, o andamento do fluxo de trabalho, e também o desempenho de cada equipe, setor ou até mesmo o profissional. A cada dia, a informação se define como um ativo importante de toda e qualquer instituição de educação. Com isso, é necessário o envolvimento de uma tecnologia que auxilie neste processo, e para isso, existe a T.I – Tecnologia da Informação.

O que é tecnologia da informação? frown

Segundo o Analista de Sistemas, da Onix Seven, Junio de Souza, a Tecnologia da Informação ou TI, é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados, e redes que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações. Em outras palavras, a T.I foi criada para auxiliar o ser humano a lidar com informações. Atualmente a maioria das organizações, nas mais diversas áreas utilizam o T.I como estratégia para alcançar o sucesso.

O auxílio da tecnologia da informação na gestão educacional enlightened

Em um mundo onde a globalização cresce cada vez mais, as empresas privadas, e os órgãos públicos, sempre estão em busca de inovação, para deste modo, obter um diferencial. Para o analista, em uma unidade de educação a eficiência das informações é um elemento significativo, a importância de se ter um bom sistema de informação na gestão educacional, está diretamente ligada ao benefício dos educadores e também dos alunos.

Boas práticas de utilização yes

Como em todas as organizações o ambiente de T.I também funciona em função de algumas regras. O diferencial é que na tecnologia da informação o termo “regra” é substituído por “boas práticas de utilização”. Conforme o profissional, existem três pilares fundamentais necessários para rodar sistemas de gestão, são eles: a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

Segurança em tempos de invasões cibernéticas surprise

Quando se fala em segurança das informações, o profissional ressalta que este termo deve ser levado muito a sério. Em um ambiente educacional são os documentos dos estudantes e dos funcionários, que estão a mercê de invasões. “É de extrema necessidade que a busca ao menos pelo básico de segurança seja feita. Uma perda de informações, alterações ou queda de sistema, pode resultar em grandes conflitos” explica o Analista. Junio também compara a segurança e proteção da web, com a de uma residência física. “Assim como em nossas casas buscamos muro alto, cerca elétrica, alarme monitorado, segurança 24hs, devemos pensar em ferramentas e políticas para proteção dos dados e trabalhar a conscientização periodicamente dos colaboradores” conclui.