Conceito de Business Intelligence

Você sabe o que significa Business Intelligence (Inteligência Empresarial)?

O conceito surgiu na década de 1990, e se refere aos processos de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento das informações que são a base da gestão de negócios, tais como informações sobre clientes, concorrentes, fornecedores, e potenciais futuros clientes, por exemplo.

Seu objetivo principal é facilitar a interpretação dos dados, identificar novas oportunidades de negócio e ajudar a empresa a montar uma estratégia de longo prazo, melhorando, dessa forma, a sua competitividade no mercado.

É um processo que auxilia a transformação dos dados brutos da empresa em informações compreensíveis e significativas para posterior análise do negócio. As empresas que trabalham com inteligência empresarial são capazes de ajudar na organização de um grande número de dados desestruturados. Essa organização é capaz de auxiliar a empresa a criar novas estratégias para seu negócio.

Um bom projeto de Business Intelligence

Para aumentar a efetividade do BI, é aconselhável que seja feito de forma modular, ou seja, que existam pequenos datamarts, responsáveis por tratar as informações de diferentes setores individualmente.

Porém, é preciso um certo cuidado ao reunir essas informações, para que não se obtenha um panorama geral da empresa de forma “retalhada”. É necessário ter atenção para integrar completamente todos esses datamarts.

Vantagens do Business Intelligence para as empresas

Ao optar por um sistema de BI, o empresário pode dedicar um tempo maior à análise crítica dos resultados obtidos, ao invés de gastar tempo com a coleta de dados e a geração de relatórios. Estes podem ser gerados com apenas um clique.

O BI aumenta o conhecimento dos funcionários acerca da empresa, revelando até mesmo erros e falhas que, através de um relatório manual, poderiam ser omitidos ou passar despercebidos. Por essa eficiência, alguns funcionários têm medo de que o sistema venha a substituí-los no futuro, mas é necessário ter a visão de que o BI é apenas uma ferramenta para facilitar e otimizar o trabalho humano, não existe para substituí-lo completamente.

Isso sem falar na satisfação da própria equipe, já que através do uso de um sistema de BI, a empresa passa a ser muito mais eficiente na solução de problemas, focando em suas reais necessidades, sem perder tempo com algumas rotinas repetitivas e cansativas, que serão completamente automatizados pelo sistema.

Precisa de um sistema de Business Intelligence para sua empresa? 

A Onix Seven comercializa e presta serviços de BI com a qualidade de quem já está há vinte anos no mercado. Entre em contato conosco e saiba mais.