Serviços ao Cidadão e ao Gestor Público: Conheça a “Central da Cidadania”

Você já ouviu falar na “Central da Cidadania”? Entre os muitos produtos desenvolvidos pela Onix Seven, também existe uma tecnologia, que funciona para os funcionários do setor de gestão pública, como um conjunto de ferramentas para tramitação de processos, e para os cidadãos, como um portal para solicitar e acompanhar serviços à prefeitura.

Segundo o Analista e Desenvolvedor de Sistemas, da Onix Seven, Robson da Silva, os processos criados neste produto, tramitam através dos departamentos e entre os funcionários da gestão pública, responsáveis por cada etapa.

Conforme o Analista, através da Central da Cidadania, os funcionários da gestão pública têm acesso à funcionalidades de controle dos processos, como um módulo do SIFAM. “Estes usuários podem visualizar os processos pela caixa de processos, um recurso semelhante à uma caixa de e-mails, que facilita o acesso aos processos relacionados ao usuário” explica o profissional.

Como é feito o acesso?

O Analista explica que no site da prefeitura que possui este recurso, geralmente, tem um atalho para a “Central da Cidadania”. “Na página inicial, há um link para um formulário de cadastro, que deve ser preenchido com os dados pessoais do cidadão, caso o mesmo ainda não possua” .

Segundo o profissional, após o cadastro, o cidadão recebe a senha de acesso via e-mail ou SMS, recebido a mensagem, basta realizar o login na página inicial da Central da Cidadania. Também é possível cadastrar-se e acessar a Central da Cidadania através do aplicativo para smartphones, disponível no Google Play.

Benefícios

Como todos os serviços desenvolvidos pela Onix Seven, neste há também a grande parcela de vantagens, para quem for utiliza-lo. Para o Analista de Sistemas, esta ferramenta proporciona, maior controle dos processos, agilidade nos trâmites e facilidade para solicitar e acompanhar processos.

Detalhes Técnicos

Robson também lembra aos usuários, que a “Central da Cidadania” possui como principais funcionalidades: a caixa de processos, processos com roteiro, processos com tramite livre, aceite ou recusa de processos em massa, processos vinculados, criação e tramitação de documentos, lote de processos e geolocalização de processos, entre outras.

“Central da Cidadania na mídia”

O site de notícias “Bem Paraná” publicou no mês passado, uma matéria apresentando o serviço, explicando as funcionalidades do mesmo, e orientando o cidadão, como utilizar a tecnologia. Leia a matéria completa por aqui.